sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FAMÍLIAS BRASILEIRAS


Nós brasileiros temos a cultura das telenovelas não dá pra negar, eu sempre que posso assisto, qualquer história mesmo. Cafona (quase todas são né), surreal, de época, etc.
Essa novela das 8 do autor Manoel Carlos me desperta a sensação de como as famílias de classe média e alta representadas na novela são conservadoras mas metidas a moderninhas nos diálogos, na embalagem. Já repararam?
A família dos gêmeos bem sucedidos, um deles é arquiteto com firrrma própria e o outro irmão médico aplicado é um bom exemplo disso.
Os caras tem mais de 35 anos moram com os pais até hoje cada um tem a sua suíte, vivem almoçando à mesa em família durante a semana mas brigam, brigam para caramba. Não parecem felizes. A namoradinha em comum é desculpa.
Há outra família onde todos moram no mesmo teto. Todas mulheres, a mãe separada e três irmãs lindas na faixa dos vinte poucos anos. Quase não entendemos o que elas fazem da vida. Só sabemos que a mais velha modelo que agora ficou paraplégica não pode mais trabalhar no que trabalhava. Todas super protegidas pela mãe, pela "renda", pela orla de Ipanema carioca e pela cômoda situação do fazer nada.
Isso reflete para mim uma sociedade acomodada, fútil onde pouco importa a política, a situação do país, o próximo ou nem mesmo então um progresso individual de si próprio.
Ninguém se dá ao trampo de viver fora das asas de seus pais que por sua vez pouco os deixam voar.
Porque temos essa cultura de sair de casa quando casamos? Ou sair de casa quando formos capaz de comprar outra casa. E seremos, quando? E ficamos sugando os coitados de nossos pais ou quem nos banca aos 20, 30 e até aos 40 anos de idade?
Será que é assim que se forma uma sociedade inteligente, ativa? Me parece que somos uma sociedade mais pra eisssperta né?
É justo com esses pais que estão também prorogando uma vida a sós para poderem degustar a vida com mais traquilidade e menos responsabilidade nessa fase?
Me coloco e observo dessa maneira porque tenho uma família também, porque vejo meus pais de 60 anos felizes a sós e vejo como é importante darmos espaço aos tempos certos de convivência entre as pessooas. O mundo ia melhorar bastante.

FERNANDA MACEDO

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DESABAFO DE UMA CAIÇARA





Paulistanos sofrem 11 meses por ano com mega engarrafamentos, poluição sonora, defict de estacionamentos e tudo mais.. . Mas e no um mês q qse não ocorre por lá???

ELES ESTÃO TODOS AQUIII, NO LITORAL!!!

do final de ano até +/- 10 de janeiro é INSUPORTÁVEL dirigir ou fazer qquer coisa por aqui. Na temporada a população chega a ficar 5x ou mais dependendo da cidade.

Mas já estamos na 2ª quinzena de janeiro e tudo começa a melhorar.. . Ufa!!!
Pelo menos até o fim de semana é claro.. . Isso dura até depois do carnaval.. . Dai-me paciência!!! o remédio??? ir pra Sampa e curtir fins de semana por lá!!!

Juliana Ayubi

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O LADO B DE CLARICE LISPECTOR


Você sabia que a escritora Clarice Lispector foi ghost- writer de uma página feminina diária do tablóide carioca "Diário da Noite" assinada pela diva do cinema e TV Ilka Soares?
Pois é, Clarice também tinha que pagar suas contas. São pérolas "maravilhosas" da década de 60 tiradas do livro "Correio Feminino" onde as mulheres eram tratadas como verdadeiras máquinas do lar.

Enquanto as blogueiras aqui ao lado não voltam das "férias coletiva" vou postando alguns textos dessa nossa bárbara escritora brasileira. O tema deste é: LIMPAR A CASA E FICAR BONITA.

"Tenho uma amiga tão sabida que, quando falta a empregada e ela mesma tem que limpar a casa-então aproveita e faz um tratamento de beleza.
A essa altura você estará se perguntando: sabida ou maluca? É sabida, mesmo. E vou contar como, repetindo o que ela me contou. E, para maior garantia sua, devo lhe dizer que um dia já a surpreendi em pleno tratamento de beleza, ao limpar a casa...
Primeiro- antes de começar a faxina mais pesada, ela retira o esmalte das unhas, embebe as mãos com loção apropriada, e põe luvas velhas que mantenham a loção no lugar. Acontece que, ao acabar a tarefa de limpar coisas sujas, está com as mãos macias como nunca e com as unhas a meio caminho da aplicação do novo esmalte.
Segundo- antes de iniciar trabalhos que lidam com vapor d água- como cozinhar ou lavar roupa com água quente- ela passa um bom creme nutritivo no rosto. A combinação de creme e vapor d água não só faz com que o creme penetre nos poros, como tonifica a pele.
Terceiro- aplica um tônico de cabelo que fica trabalhando pela sua beleza enquanto ela trabalha pela beleza da casa. As vezes espalha gema de ovo pelos cabelos e quando acaba de trabalhar, lava a cabeça.
Sem falar que, de vez em quando, pára o trabalho para respirar profundamente o que além de descansar, tonifica o corpo todo.
Agora eu lhe pergunto: sabida ou maluca?"

domingo, 3 de janeiro de 2010

O post da Duda


A Duda está bem ao meu lado na cama querendo também escrever. Hoje dia 3 de janeiro olho para a janela e finalmente não chove.

Uma Barbie rosa é o que a Duda quer dizer e escrever juuhhhhybjjjjijjjijhh7oa. E diz assim de novo n

As meninas dessa idade (2 anos e meio) são demais. E ela está cada vez mais entendendo o mundo em sua volta. Ela o vê cor de rosa com certeza. Está amando essa cor.
Como primeiro post do ano publico aqui brevemente porque nessa mistura de férias escolares, trabalho ainda não começado e muuita coisa para se fazer dentro e fora de casa quase que paralizo querendo férias e ficar comigo um pouco sabe?! Mas nessa fase da vida isso de ficar consigo mesmo é tarefa impossível.
Minha missão possível agora é sair da cama, preparar o café e dar atenção pra pequena aqui que está com pique total e diz" é eu agora cccc"!

Beijos e feliz ano da FER e da DUDA.