quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O LADO B DE CLARICE LISPECTOR


Você sabia que a escritora Clarice Lispector foi ghost- writer de uma página feminina diária do tablóide carioca "Diário da Noite" assinada pela diva do cinema e TV Ilka Soares?
Pois é, Clarice também tinha que pagar suas contas. São pérolas "maravilhosas" da década de 60 tiradas do livro "Correio Feminino" onde as mulheres eram tratadas como verdadeiras máquinas do lar.

Enquanto as blogueiras aqui ao lado não voltam das "férias coletiva" vou postando alguns textos dessa nossa bárbara escritora brasileira. O tema deste é: LIMPAR A CASA E FICAR BONITA.

"Tenho uma amiga tão sabida que, quando falta a empregada e ela mesma tem que limpar a casa-então aproveita e faz um tratamento de beleza.
A essa altura você estará se perguntando: sabida ou maluca? É sabida, mesmo. E vou contar como, repetindo o que ela me contou. E, para maior garantia sua, devo lhe dizer que um dia já a surpreendi em pleno tratamento de beleza, ao limpar a casa...
Primeiro- antes de começar a faxina mais pesada, ela retira o esmalte das unhas, embebe as mãos com loção apropriada, e põe luvas velhas que mantenham a loção no lugar. Acontece que, ao acabar a tarefa de limpar coisas sujas, está com as mãos macias como nunca e com as unhas a meio caminho da aplicação do novo esmalte.
Segundo- antes de iniciar trabalhos que lidam com vapor d água- como cozinhar ou lavar roupa com água quente- ela passa um bom creme nutritivo no rosto. A combinação de creme e vapor d água não só faz com que o creme penetre nos poros, como tonifica a pele.
Terceiro- aplica um tônico de cabelo que fica trabalhando pela sua beleza enquanto ela trabalha pela beleza da casa. As vezes espalha gema de ovo pelos cabelos e quando acaba de trabalhar, lava a cabeça.
Sem falar que, de vez em quando, pára o trabalho para respirar profundamente o que além de descansar, tonifica o corpo todo.
Agora eu lhe pergunto: sabida ou maluca?"

Um comentário: