sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FAMÍLIAS BRASILEIRAS


Nós brasileiros temos a cultura das telenovelas não dá pra negar, eu sempre que posso assisto, qualquer história mesmo. Cafona (quase todas são né), surreal, de época, etc.
Essa novela das 8 do autor Manoel Carlos me desperta a sensação de como as famílias de classe média e alta representadas na novela são conservadoras mas metidas a moderninhas nos diálogos, na embalagem. Já repararam?
A família dos gêmeos bem sucedidos, um deles é arquiteto com firrrma própria e o outro irmão médico aplicado é um bom exemplo disso.
Os caras tem mais de 35 anos moram com os pais até hoje cada um tem a sua suíte, vivem almoçando à mesa em família durante a semana mas brigam, brigam para caramba. Não parecem felizes. A namoradinha em comum é desculpa.
Há outra família onde todos moram no mesmo teto. Todas mulheres, a mãe separada e três irmãs lindas na faixa dos vinte poucos anos. Quase não entendemos o que elas fazem da vida. Só sabemos que a mais velha modelo que agora ficou paraplégica não pode mais trabalhar no que trabalhava. Todas super protegidas pela mãe, pela "renda", pela orla de Ipanema carioca e pela cômoda situação do fazer nada.
Isso reflete para mim uma sociedade acomodada, fútil onde pouco importa a política, a situação do país, o próximo ou nem mesmo então um progresso individual de si próprio.
Ninguém se dá ao trampo de viver fora das asas de seus pais que por sua vez pouco os deixam voar.
Porque temos essa cultura de sair de casa quando casamos? Ou sair de casa quando formos capaz de comprar outra casa. E seremos, quando? E ficamos sugando os coitados de nossos pais ou quem nos banca aos 20, 30 e até aos 40 anos de idade?
Será que é assim que se forma uma sociedade inteligente, ativa? Me parece que somos uma sociedade mais pra eisssperta né?
É justo com esses pais que estão também prorogando uma vida a sós para poderem degustar a vida com mais traquilidade e menos responsabilidade nessa fase?
Me coloco e observo dessa maneira porque tenho uma família também, porque vejo meus pais de 60 anos felizes a sós e vejo como é importante darmos espaço aos tempos certos de convivência entre as pessooas. O mundo ia melhorar bastante.

FERNANDA MACEDO

2 comentários:

  1. Fernanda,
    Concordo plenamente com sua opinião sobre a "falsa imagem" da classe alta passada nas novelas, com um monte de gente que nunca sabemos o que fazem da vida, nunca pagam uma conta sequer e os jovens sempre estão "enfurnados" na casa dos pais. Gostei muito do seu texto! Parabéns!

    Eu e mais duas amigas também escrevemos um blog, e essa semana escrevi sobre a vida das mulheres de nossa geração, acho que tem tudo a ver com o tema do blog de vocês! Dê tiver um tempinho dá uma passada por lá --->> http://www.divagaredevagar.blogspot.com.

    Beijos,

    Carol Kroeff.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda,

    buscando um texto que eu mesma escrevi sobre dona de casa (http://modaemodestia.wordpress.com/2009/07/29/dona-de-casa/)encontrei o seu!

    Na verdade, acchei interessante o que você disse sobre a novela mas sinto uma dor em meu coração quando vejo como estes lixos (as novelas) deformam a "imagem" da mulher, do homem, da família, do trabalho, etc. e por isso sempre que posso faço questão de mostrar que o mínimo que podemos fazer é... não asssistir. A minha luta contra os programas deste nível da YV não é de agora (há mais de 10 anos não vejo TV), tendo um pai marketeiro e uma mãe jornalista...

    http://juliemaria.wordpress.com/2009/04/17/tv-familia-e-conversao/

    Sabe, é importante dar este passo - de não ver novelas- já que não concordamos com aquilo que se transmiti ali como "normal"... pois se todos nós damos este passo, quem sabe começamos a ter algo melhor para os milhões de brasileiros que sim merecem algo saudável para ver?

    De qualquer forma, foi legal conhecer o seu blog, este tema de "dona de casa" muito me interessa :)

    Estaremos inaugurando o novo site modaemodestia.com.br semana que vem, passe por lá!

    Julie Maria
    Pax

    Julie Maria

    ResponderExcluir