quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LIMITE E EDUCAÇAO


Como criar os filhos? Como educá-los? Esse é um dos maiores desafios. A Juliana postou recentemente sobre a dúvida
de ter ou não ter filhos. Hoje posto sobre as angústias da criação.
Limite é a palavra chave, o não a palavra mais difícil de dizer com propriedade.
Percebo que aos 3 anos a criança já se sente um ser com pensamentos, com vontades próprias e o objetivo delas é te desafiar, te testar.
Eles percebem que podem tudo, que são fofos e que são inteligentes. Pequenos dominadores selvagens.
Como a gente faz para cortar ou pelo menos amenizar isso? Colocar o limite certo, educar da maneira mais correta para que eles tornem um futuro cidadão bacana?
Castigos? Que tipo? Palmadas? Agora tem até projeto de lei contra os castigos físicos. Na conversa? Nessa idade eles entendem pouco, quase nem te ouvem pra falar a verdade.
Li hoje um artigo do psicanalista Contardo Calligaris depois de uma manhã difícil com a milha filha.
Ela tá numa fase que não quer nada que seja obrigação e não quer finalizar nada do que está fazendo na hora e trocar de atividade, nessa sequência e assim por diante.
Se ela está vendo TV não quer ir pro banho, se foi pro banho não quer sair do chuveiro, se pegou um brinquedo não quer largá-lo pra ir comer e comer é a pior coisa de todas pra ela. O ato de maior prazer para mim (sempre foi) virou o pior, porque ela odeia.
E assim nossa rotina e alguns hábitos mudam por conta dos desejos e vontades deles. Nessa hora já vem aquela voz dos antigos dizendo," eles é que tem que entrar na sua rotina (eco na porra da voz)" ou vem aquele outro conselho (voz de auto ajuda agora) "uma coisa de cada vez, precisa ter disciplina, voz de comando, olhar no olho".
Aaaaaah shit com isso tudo.
A minha geração está naquele limbo onde tudo tem que ser perfeito, a era do politicamente correto, dos guias e manuais da boa educação. E não se esqueça de ser profissional, moderna, depilada e BONITA.
Calligaris escreve nesse artigo que li depois desse momento revolts sobre esse projeto de lei onde o Estado proíbe os pais de baterem nos fihos.
Realmente é questionável, até onde esse poder pode se estender na vida íntima de cada família. É óbvio que há casos de violência que são inquestionáveis mas para isso já há punições e leis que defendem a criança e todo tipo de cidadão.
Ele diz que segundo Michel Foucault filósofo francês, "O poder moderno é raramente extravagante em suas exigências. Como ele não tem conteúdo específico, mas gosta apenas de se expandir, ele escolhe o caminho mais fácil, conquista a adesão espontânea de seus sujeitos". Em relação ao projeto operando pelo bem dos cidadãos, das crianças.
Calligaris é contra a extensão do poder do Estado no campo da vida privada. Diz ainda que as famílias erram muito mas que o Estado quase sempre erra muito mais.
Concordo em gênero, número e grau.
Acredito e preciso acreditar que o desafio na educação mais que as regras dos livros, das super nanies, é observar esses momentos críticos e passar um exemplo positivo na mesma hora. Dar a atenção e o ensinamento no mesmo ato.
Que ensinamentos? Tentarei com todas as minhas forças traduzir os valores que acredito na vida em forma de vocabulário infantil e me fazer entender. Atualmente é a minha maior luta achar esse meio termo. Me fazer entender. Fazer com que ela me entenda.
Paciência, calma também ajuda muito. Se eu consigo.....

FERNANDA MACEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário